top of page

Biografia do fundador

 

Ir. Bernardo da Esperança, nascido em 27 de março de 1944 e batizado como Edison Frade, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Vila Esperança, cuja Paróquia pastoreada pelos Monjes Beneditinos Olivetanos, (beneditinos brancos),  vivendo como qualquer pessoa normal. Como criança, fez seus estudos infantis no colégio Nossa Senhora Menina, no mesmo bairro, depois estudando no Externato S. José de Vila Matilde, e concluindo seus estudos primários no Externato S. Vicente de Paulo na Penha. Continuou os estudos em escola  pública. Aos 14 anos de idade começou a trabalhar. Aos 16 anos foi para o seminário em S. Roque, depois indo para o seminário em Sto. André. Saindo do seminário viveu a vida comum, de estudo e trabalho.  Como professor de escola pública , na escola "República do Paraguai", na Vila Prudente em SP. No contato com seus alunos, sentiu que podia fazer algo mais do que ensinar português e francês. Isto o levou a uma busca, com o incentivo  e apoio de D. Luciano Mendes de Almeida, viu qual era o seu caminho. 

 

Compreendendo melhor o que Deus lhe pedia, viu que o sacerdócio  seria uma alternativa, para viver dedicado à missão de amar incondicionalmente a Deus e ao próximo. Na Caminhada percebeu que  sozinho não dava, apareceram alguns querendo ajudar pra valer. Nascendo aí o Mosteiro da Esperança. Com certeza nada do que existe hoje foi planejado pelo  Fradão, mas à medida que Deus foi alargando o coração dele as coisas foram acontecendo. Tudo de fato foi tomando forma a partir de 1979, com a ordenação sacerdotal do então prof. Edison. Em 1980 começo a viver com um grupo de jovens que se consagravam, nascendo ai o Mosteiro da Esperança.

 

O Mosteiro  é o lugar onde nos Servos da Esperança, monges e monjas, buscamos viver em santidade apesar de nossas realidades bem humanas ,o irmão Bernardo gosta de dizer, que a proposta de Deus para sermos santos, é que "... sejamos bem humanos, com a nossa humanidade, com amor seremos santos prá valer. A SANTIDADE passa pela nossa humanidade, é nossa imagem e semelhança com Deus..." (Ir. Bernardo). 

bottom of page